Gestão e inovação: o caso da gestão compartilhada em um campus do Instituto Federal em Minas Gerais / Management and innovation: the case of shared management in a campus of the Federal Institute of Minas Gerais

João Leandro Cássio de Oliveira, João Francisco Sarno Carvalho, Carlos Anderson Oliveira Silva

Resumo


Este trabalho tem como objeto de estudo a Gestão do IFNMG, no caso específico do Conselho Gestor do Campus Almenara. A lei nº 11.892 de 2008 em seu artigo sexto definiu os Institutos Federais de Ensino Técnico e Tecnológico, como Instituição de Ensino com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades e promover a integração e a verticalização da educação profissional, desde a educação básica até a educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão. O IFNMG como uma entidade educacional, busca aplicar uma forma de gestão mais participativa, assim o presente trabalho traz a seguinte problematização: Como se dá a efetivação do Conselho Gestor no Campus do IFNMG em Almenara? O trabalho tem por objetivo fazer a descrição completa do modelo de gestão praticado no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais em Almenara, pretendendo especificamente, analisar se a gestão deste campus está caminhando em direção à gestão centralizada ou democrática, a funcionalidade deste conselho perante a gestão do campus e fortalecer a discussão de um modelo de gestão baseado na descentralização. A metodologia é caracterizada como descritiva e foi realizada a partir de levantamento documental e bibliográfico. Podemos concluir que o IFNMG em Almenara está caminhando cada vez mais para a prática de uma gestão participativa e democrática.


Palavras-chave


Gestão Democrática. Gestão Gerencial. Institutos Federais.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILI, P. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

ANTONIO BOSCO DE LIMA; JEOVANDIR CAMPOS DO PRADO; SIMONE VIEIRA DE MELO SHIMAMOTO. Gestão democrática, gestão gerencial e gestão compartilhada - novos nomes velhos rumos. Biblioteca Anpae – Série Cadernos: n. 11 – 2011 – ISSN 1677-3862. São Paulo, 2011.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.

BRASIL, Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

_________. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 1, 30/12/2008.

_________, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Disponível em: Acesso em 28 jul. 2015.

_________, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Educação Profissional e Tecnológica. Disponível na Internet. http://portal.mec.gov.br/setec. Acesso em 02/09/2015.

_________, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Federal - Concepção e Diretrizes. Brasília, 2008.

CABRAL NETO, Antônio. Gerencialismo e gestão educacional: cenários, princípios e estratégias. . In: FRANÇA, M.; BEZERRA, M. C. (Orgs.). Política educacional: gestão e qualidade do ensino. Brasília: Liber Livros, 2009.

FERNANDES, F. C. M. Gestão dos Institutos Federais: O desafio do centenário da rede federal de educação profissional e tecnológica. Holos (Natal. Online), v. 2, p. 03-09, 2009.

GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

IBGE – Censo 2010. Disponível em:

. Acesso em: 15 jun. 2015.

_______, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Brasília 2012.

IFNMG. Reitoria. http://participe.ifnmg.edu.br/wp-content/uploads/2015/06/Minuta-Regulamento-Conselho-Gestor.pdf.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar - levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional. Disponível em: . Acesso em 15 maio 2015.

MANFREDI. S. M. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

PERONI, Vera. Breves considerações sobre a redefinição do papel do estado. In:______. Política educacional e papel do estado no Brasil dos anos de 1990. São Paulo: Xamã, 2003.

OTRANTO, Celia Regina. Criação e Implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFETS. Revista RETTA (PPGEA/UFRRJ), Ano I, nº1, jan./jun. 2010, p. 89-110.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de pesquisa em Administração. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2005.

YIN, R. K.. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.