Os panpangus: vivências e narrativas sobre os ritos culturais / Panpangus: experiences and narratives about cultural rites

Authors

  • Ana Clara de Castro Lopes
  • Evelane Mendonça Lima
  • Preciliana Barreto de Morais

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv3n6-015

Keywords:

Festival dos Papangus, Ritos Culturais, Sujeitos e Narrativas.

Abstract

O Festival dos Papangus expressa-se como um rito que faz parte da cultura do interior cearense e ocorre no período da Semana Santa, mais especificamente na sexta-feira, sábado e domingo, no município de Beberibe-CE. Por meio de uma perspectiva etnográfica temos como propósito neste trabalho compreender como os sujeitos vivenciam os ritos culturais realizados durante o Festival, tanto aqueles que brincam a festa, como também os moradores da região.  Para a realização deste intuito utilizamos como metodologia a pesquisa de campo, com observação participante, e também entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos. Visando alcançar os objetivos traçados, buscou-se coletar as narrativas dos moradores da região de Piquiri I e dos próprios Papangus. O primeiro grupo compõe-se de idosos. A escolha desse grupo geracional se deve ao entendimento de que este poderia compartilhar conosco algumas de suas lembranças e vivências relacionadas ao Festival. Com relação ao grupo dos Papangus, apontamos como algumas das dificuldades a obtenção das fotografias e a aproximação com os sujeitos que desejávamos entrevistar, pois alguns se mostravam tímidos e outros desconfiados. Inicialmente manter um diálogo e/ou fotografá-los apresentaram-se como desafios, mas no decorrer da pesquisa conseguimos romper parcialmente esta barreira e com isso chegar às questões que aqui apresentamos. Ao longo do trabalho nos deparamos com um cenário que se mostrou bastante complexo. Além disso, tal festividade revelou-se marcada de forma distinta no imaginário ou subjetividade de cada indivíduo que vivencia, narra, transforma e ressignifica esse rito cultural.

References

BOSI, Ecléia. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: T. A. Queiroz Editor LTDA, 1979.

DURHAM, Eunice. Malinowski (1884-1942). Vida e Obra. In: Argonautas do Pacífico Ocidental [1922]. São Paulo: Abril Cultural, 1976.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MINAYO, Maria Cecília Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília Souza (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso. O trabalho do antropólogo. 2. ed. Brasília: Paralelo15, São Paulo: Editora UNESP, 2000.

RIBEIRO, Josiane. Penitência e Festa: As missões do padre Ibiapina. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda, 2006.

SAPIR, Edward. A emergência do conceito de personalidade em um estudo de culturas. In: CASTRO, C. (org.). Cultura e personalidade: Ruth Benedict, Margareth Mead, Edward Sapir. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

Published

2019-11-14

How to Cite

de Castro Lopes, A. C., Lima, E. M., & de Morais, P. B. (2019). Os panpangus: vivências e narrativas sobre os ritos culturais / Panpangus: experiences and narratives about cultural rites. Brazilian Applied Science Review, 3(6), 2478–2488. https://doi.org/10.34115/basrv3n6-015

Issue

Section

Original articles