Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students

Authors

  • Marilia Emanuela Ferreira de Jesus
  • Ana Beatriz Barros Ferreira da Silva
  • Jose Lucio Costa Ramos
  • Carle Porcino
  • Railene Pires Evangelista

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv3n5-028

Keywords:

Enfermagem, Educação em Saúde, Aprendizagem.

Abstract

Objetivo: descrever, as concepções de educação em saúde de discentes da graduação em enfermagem. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido com 23 discentes, em Instituição de Ensino Superior, a produção dos dados foi por meio da entrevista semiestruturada, e submetida a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: originaram-se cinco categorias: Concepções de Educação em Saúde; Componentes curriculares da EEUFBA onde foram desenvolvidas ações educativas; outros espaços de ações educativas na graduação em Enfermagem; Experiência marcante de ação educativa durante a graduação em Enfermagem e Aprendizagens sobre Educação em Saúde para a atuação como Enfermeira. Conclusão: o estudo identificou que o conhecimento sobre a educação em saúde foi construído, em experiências nos componentes curriculares e atividades extensionistas. Desenvolveram práticas educativas na Atenção primária, no âmbito hospitalar, espaços curriculares não obrigatórios, e atividades de extensão. A maioria concebe Educação em Saúde como construção de conhecimentos sobre saúde entre profissionais e indivíduos ou grupos. Compreendem que a pratica de Educação em Saúde pode intervir na realidade das pessoas e julgam de grande relevância a pratica educativa na formação.

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Published

2019-10-31

How to Cite

Jesus, M. E. F. de, Silva, A. B. B. F. da, Ramos, J. L. C., Porcino, C., & Evangelista, R. P. (2019). Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students. Brazilian Applied Science Review, 3(5), 2263–2275. https://doi.org/10.34115/basrv3n5-028

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