A linguagem química no ensino médio: observações a partir das reações químicas / The chemical language in high school: observations from chemical reactions
DOI:
https://doi.org/10.34115/basrv3n5-025Keywords:
Linguagem Científica, Representação Química, Equações Químicas, Ensino.Abstract
Com o avanço da ciência, a linguagem científica também se desenvolveu. No caso da química tornou-se uma padronização com a finalidade de transmitir as informações químicas de modo prático e universal. Assim o estudo tem como objetivo reconhecer o domínio da linguagem simbólica da química dos estudantes do Ensino Médio. Participaram do estudo 78 estudantes de uma escola particular, 73 estudantes de uma escola estadual e 72 de uma escola federal, todas localizadas no município de Vitória de Santo Antão-PE. Aos estudantes foi aplicado um questionário com 4 questões abertas: a primeira questão solicitava que os estudantes transcrevessem as reações químicas para o português escrito, a segunda que os estudantes nomeassem as espécies químicas apresentadas; a terceira questão era referente ao significado dos símbolos termodinâmicos; a quarta solicitava o processo inverso da primeira questão, que os estudantes transcrevessem as reações do português para simbologia química. O estudo possui uma abordagem qualitativa e utiliza o método comparativo. Os dados foram analisados no Excel da Microsoft® e apresentados em forma de gráficos. Os resultados apontam que os estudantes apresentaram muitas dificuldades nas resoluções das questões I e IV. Observa-se que os estudantes têm uma melhor compreensão dos símbolos químicos quando apresentados de forma individual. A partir do estudo é possível concluir que os estudantes do Ensino Médio apresentam dificuldade para transcrever as reações da linguagem química para o português e vice-versa. Assim se faz necessária uma reflexão a respeito de como está ocorrendo o ensino-aprendizagem da simbologia química no Ensino Médio.
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