A linguagem química no ensino médio: observações a partir das reações químicas / The chemical language in high school: observations from chemical reactions

Authors

  • Giselly de Oliveira Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Erivaldo Gumercindo de Souza Neto
  • Ana Patrícia Siqueira Tavares Falcão
  • Moacyr Cunha Filho
  • Iloane dos Santos Lima
  • Iunaly Sumaia Da Costa Ataide Ribeiro
  • Dávisson Falcão Silva
  • Mércia dos Santos Freire

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv3n5-025

Keywords:

Linguagem Científica, Representação Química, Equações Químicas, Ensino.

Abstract

Com o avanço da ciência, a linguagem científica também se desenvolveu. No caso da química tornou-se uma padronização com a finalidade de transmitir as informações químicas de modo prático e universal. Assim o estudo tem como objetivo reconhecer o domínio da linguagem simbólica da química dos estudantes do Ensino Médio. Participaram do estudo 78 estudantes de uma escola particular, 73 estudantes de uma escola estadual e 72 de uma escola federal, todas localizadas no município de Vitória de Santo Antão-PE. Aos estudantes foi aplicado um questionário com 4 questões abertas: a primeira questão solicitava que os estudantes transcrevessem as reações químicas para o português escrito, a segunda que os estudantes nomeassem as espécies químicas apresentadas; a terceira questão era referente ao significado dos símbolos termodinâmicos; a quarta solicitava o processo inverso da primeira questão, que os estudantes transcrevessem as reações do português para simbologia química. O estudo possui uma abordagem qualitativa e utiliza o método comparativo. Os dados foram analisados no Excel da Microsoft® e apresentados em forma de gráficos. Os resultados apontam que os estudantes apresentaram muitas dificuldades nas resoluções das questões I e IV. Observa-se que os estudantes têm uma melhor compreensão dos símbolos químicos quando apresentados de forma individual. A partir do estudo é possível concluir que os estudantes do Ensino Médio apresentam dificuldade para transcrever as reações da linguagem química para o português e vice-versa. Assim se faz necessária uma reflexão a respeito de como está ocorrendo o ensino-aprendizagem da simbologia química no Ensino Médio.

 

 

References

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

BROIETTI, F. C. D.; S. R. G.; ALMEIDA, F. A. S.; CORREIA, R. Investigando a compreensão de alunos do ensino superior sobre a representação de reações químicas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2., 2010, Paraná, Anais... Paraná: UTFPR, 2010.

CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Paulo: Editora Moderna, Coleção Polêmica.1994. p. 191.

COSTA, C. C. C. Construindo estruturas químicas de substâncias desconhecidas: uma proposta de material paradidático. 2010. 216 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 310 p.

NETO, A. S. S.; RAUPP, D.; MOREIRA, M. A. A evolução histórica da linguagem representacional química: uma interpretação baseada na teoria dos campos conceituais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis, ABRAPEC, 2009. p. 12.

NOGUEIRA, V. M.; SILVA, C. S.; OLIVEIRA, O. M. M. F. Curso de Especialização para o quadro do Magistério da SEESP Ensino Fundamental II e Ensino Médio: Linguagem química. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2011.

PAULETTI, F.; FENNER, R. S. F.; ROSA, M. P. A. A linguagem como recurso potencializador no ensino de química. Perspectiva, Erechim. v.37, n.139, p.7-17, setembro/2013.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e

técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 277 p.

Published

2019-10-28

How to Cite

Silva, G. de O., Neto, E. G. de S., Falcão, A. P. S. T., Filho, M. C., Lima, I. dos S., Ribeiro, I. S. D. C. A., Silva, D. F., & Freire, M. dos S. (2019). A linguagem química no ensino médio: observações a partir das reações químicas / The chemical language in high school: observations from chemical reactions. Brazilian Applied Science Review, 3(5), 2233–2245. https://doi.org/10.34115/basrv3n5-025

Issue

Section

Original articles