Perfil de educação financeira dos acadêmicos dos cursos de ciências contábeis, administração e economia de uma instituição federal de ensino superior brasileira/ Profile of financial education of academics of accounting science, administration and economy of a brazilian higher education institution

Authors

  • Carina De Oliveira Dias Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Nadia Caren Dos Santos Arenas
  • Marlene Valeiro Dos Santos Arenas
  • Rosalia Maria Passos Da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34115/basrv3n5-022

Keywords:

Educação financeira. Comportamento financeiro. Gerenciamento de gastos.

Abstract

A falta de conhecimento sobre educação e planejamento financeiro tem contribuído sobremaneira para o crescente endividamento das pessoas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica, quantitativa, com aplicação de uma survey, com o objetivo geral de apresentar o comportamento financeiro dos estudantes universitários dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas de uma Instituição Federal de Ensino Superior-IFES. Para atender esse objetivo geral, necessário se faz verificar qual o conhecimento sobre educação e planejamento financeiros desses acadêmicos, como se dá o controle de finanças, qual o perfil de investidor dos acadêmicos, como gerenciam seus gastos e que tipo de endividamento possuem. Constatou-se que os acadêmicos não possuem perfil de investidores, se mostram conservadores, gerenciam os gastos da forma mais simples, sem programas sofisticados, não se consideram endividados, embora o comprometimento da renda varie de 31% a 60%, ou mais.

References

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Caderno de Educação Financeira – gestão de finanças pessoais. Brasília: BCB, 2013. Disponivel em: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/caderno_cidadania_financeira.pdf

BATISTA JR, P. N.. O Plano Real à luz da experiência mexicana e argentina. Estudos Avançados, v. 10, n. 28, p. 127-197, 1996. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v10n28/v10n28a07.pdf. Acesso em 26 de Janeiro às 13h29.

BRASIL. Decreto n. 7.397 de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira-ENEF. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm. Acessado em 16 de abril de 2017.

CARDOZO, J. de S. Um olhar sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira-ENEF e sua potencial contribuição para a disseminação da cultura previdenciária. 2012. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/3288/1/2011_JulianadeSousaCardozo.pdf. Acesso em 05 de fevereiro de 2017 às 1h08.

CLAUDINO, L. P.; NUNES, M. B.; SILVA, F.C. da. Finanças pessoais: um estudo de caso com servidores públicos. Anais do SEMEAD-Seminários em Administração, São Paulo, SP, Brasil, v. 12, 2009. Disponível em: http://sistema.semead.com.br/12semead/resultado/trabalhosPDF/724.pdf. Acesso em 12 de fevereiro de 2017 às 23h12.

CHEROBIM A. P. M. S; ESPEJO M.M.S.B. Finanças pessoais: conhecer para enriquecer! São Paulo: Atlas, 2010. 147 p.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO (CNC). Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). 2016. Disponível em: http://www.cnc.org.br/sites/default/files/arquivos/release_peic_junho_2016.pdf. Acesso em 05 de fevereiro de 2017 às 15h45.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa métodos qualitativo, quantitativo e misto. In: Projeto de pesquisa métodos qualitativo, quantitativo e misto. Artmed, 2010.

CRUZ, B.H. da; KROETZ, M.; FÁVERI, D. B. de. Gestão Financeira Pessoal: uma aplicação prática. In: IX SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Disponível em < www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/19116831.pdf>. Acesso em 15 abr 2017.

EXAME.com. Geração Z: quem são os consumidores do futuro. Em 10 Outubro 2010, 3h41. Disponível em: http://exame.abril.com.br/marketing/geracao-z-quem-sao-consumidores-futuro-596163/. Acessado dia 12 de Fevereiro. 2017 às 15h26.

FRANÇA, L. H. de F. P. O envelhecimento populacional e seu reflexo nas organizações: a importância da educação ao longo da vida. Boletim Técnico do Senac, v. 37, n. 2, p. 49-60, 2011. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/193. Acesso em 06 de fevereiro de 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, v. 5, p. 61, 2002.

HILL, N. Quem pensa enriquece. São Paulo: Fundamento Educacional, 2009LIZOTE, S. A.; VERDINELI, M. A. Educação Financeira: um estudo das associações entre o conhecimento sobre finanças pessoais e as características dos estudantes universitários do curso de Ciências Contábeis. In: XIV Congresso USP Controladoria e Contabilidade, 2014, São Paulo. XIV USP Novas Perspectivas na Pesquisa Contábil

LOPES JUNIOR, et al. Nível de conhecimento financeiro dos jovens da geração y estudantes de um centro universitário na zona sul de São Paulo. 2014. Disponível em: http://tede.fecap.br:8080/jspui/handle/tede/381. Acesso em 11 de fevereiro de 2017 às 18h12.

LUCENA, W.G.L.; MACIEL, R. G. C. A precificação psicológica relacionada ao comportamento do consumidor no processo de decisão de compra de bens ou serviços. In: IV Congresso Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2010, Natal. AnpCont 2010.

MATSUMOTO, A.S.; KONDO, E.K.; CUNHA, G.H. DE M.; BOURAHLI, A.; PRATA, G.E. Educação Financeira: estudo comparativo entre estudantes de uma universidade pública (PR) e uma privada (DF). In: XVI Seminários em Administração, 2013, São Paulo. XVI SEMEAD-FEA-USP, 2013.

ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – OCDE. Assessoria de Comunicação. OECD’s Financial Education Project. 2005. Disponível em; www.oecd.org/. Acesso em: março 2017.

ROCHA, S. Pobreza e desigualdade no Brasil: o esgotamento dos efeitos distributivos do Plano Real. 2000. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/2365/1/TD_721.pdf. Acesso em 26 de janeiro. 2017 às 12h40.

RODRIGUES, William Costa et al. Metodologia científica. Faetec/IST. Paracambi, 2007. Disponível em: http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/33851445/metodologia_cientifica.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1487564888&Signature=LX88ZtMiXW69ZSPetVIo3VnGruE%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DMetodologia_Cientifica_Conceitos_e_Defin.pdf. Acesso em 19 de fevereiro. 2017 às 23h45.

SILVA, R. B. A influência da Educação Financeira para a formação de poupança pelos alunos do curso de Administração da faculdade cearense. 2013. Disponível em: https://www.faculdadescearenses.edu.br/biblioteca/TCC/ADM/A%20INFLUENCIA%20DA%20EDUCACAO%20FINANCEIRA%20PARA%20A%20FORMACAO%20DE%20POUPANCA%20PELOS%20ALUNOS%20DO%20CURSO%20DE%20ADMINISTRACAO%20DA%20FACULDADE%20CEARENSE.pdf. Acesso em 09 de fevereiro às 23h52.

Published

2019-10-21

How to Cite

Dias, C. D. O., Arenas, N. C. D. S., Arenas, M. V. D. S., & Silva, R. M. P. D. (2019). Perfil de educação financeira dos acadêmicos dos cursos de ciências contábeis, administração e economia de uma instituição federal de ensino superior brasileira/ Profile of financial education of academics of accounting science, administration and economy of a brazilian higher education institution. Brazilian Applied Science Review, 3(5), 2190–2211. https://doi.org/10.34115/basrv3n5-022

Issue

Section

Original articles