Formação docente na perspectiva da educação inclusiva em pauta - lampejos de memória / Teacher training from the perspective of inclusive education - flashes of memory

Erika Souza Leme

Resumo


Este trabalho resulta do estudo desenvolvido na pesquisa intitulada, ‘Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade/CNPq, desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades da formação emancipatória pautada na memória e na narrativa de experiências, trouxemos à tona lampejos de memórias dos pedagogos em formação. Para tanto, propomos a elaboração do abecedário da exclusão pautado nas experiências vividas pelos estudantes no seu processo de escolarização. Vinculada ao Componente Curricular ‘Atividades Culturais Formação Cultural: em discussão Bullying e Preconceito’, os estudantes puderam ressignifcar a violência, a discriminação e o bullying explicitando os sentidos e significados ao que toca e acontece a cada um de nós inseridos na coletividade sócio-histórica. Portanto, no entrecruzamento dos conceitos de memória e experiência narrativa, à luz da Teoria Crítica da Sociedade, foi possível tecer considerações acerca do processo de formação docente pautado na emancipação e no livre pensar como enfrentamento da violência.

 


Palavras-chave


Educação Inclusiva, Experiência, Memória, Bullying.

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. 5ª reimpressão. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

ADORNO, T. W. Indústria Cultural e sociedade. São Paulo : Paz e Terra, 2009a.

ADORNO, T. W. Dialética Negativa. Traduação de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro : Zahar, 2009b.

ADORNO, T. W. Teoria da Semicultura. Primeira Versão, Ano IV. No191. Vol. XIII. Maio/Agosto – Porto Velho, 2005.

ADORNO, T. W. Palavras e Sinais – modelos críticos 2. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

ADORNO, T. W. & HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas III: Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Ruanet. Prefácio: Jeanne Marie Gagnebin. (Obras escolhidas; v. 1). 7a ed. São Paulo : Brasiliense, 1987.

COSTA, V. A. da. LEME, E. S. GUEDES, M. C. A narrativa como experiência na sociedade administrada: as possibilidades na formação do indivíduo. NUANCES: Estudos sobre educação, Presidente Prudente – SP, v.28, n.2, p. 212-226, Maio/Agosto, 2017.

COSTA, V. A. da.; LEME, E. S. Educação Inclusiva no Brasil: Políticas Públicas, Produção do Conhecimento, Formação e Prática Docente In: Inclusão Escolar e Educação Especial no Brasil: entre o instituído e o instituinte. 1 ed. Marília/SP : Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, 2016, v.1, p. 343-364.

CROCHÍK, J. L. Teoria Crítica da Sociedade e Psicologia: alguns ensaios. Araraquara, SP : Junqueira &Marin; Brasília, DF : CNPq, 2011a.

CROCHÍK, J. L. (Org.) Preconceito e Educação Inclusiva. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, SDH, PR, 2011b.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre a experiência. Trad. Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte : Autêntica, 2016.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez. 2011.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Rev. Bras. Educ. 2002, N. 19, p. 20-28.

PUCCI, B.; RAMOS-DE-OLIVEIRA, N.; ZUIN, A. A. S. Adorno: o poder educativo do pensamento crítico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

ZUIN, A. A. S. Seduções e Simulacros – Considerações sobre a Indústria Cultural e os Paradigmas da Resistência e da Reprodução em Educação. In; PUCCI, B. (Org.) Teoria Crítica e Educação: A questão da formação na Escola de Frankfurt. 3a Ed. Petrópolis, RJ : Vozes; São Carlos, SP : EDUFISCAR, 2003, p. 153-176.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv3n5-008

Apontamentos

  • Não há apontamentos.