Expectativa com o mercado de trabalho e satisfação: um estudo comparativo com iniciantes e concluintes de cursos técnicos federais em administração e informática / Labor market expectation and satisfaction: a comparative study of beginners and finishers of federal business administration and computer science courses

Fernando Antonio de Melo Pereira, Maria Darliane de Lima Macedo, Regiane Dalila de Melo, Monica Lhamas Mira da Silva, Ermerson De Oliveira Capistrano

Resumo


Esta pesquisa buscou analisar o nível de satisfação dos alunos do IFRN no Campus avançado Lajes/RN e suas expectativas sobre o mercado de trabalho. O estudo apresenta abordagem mista e teve como instrumento de pesquisa um questionário in loco. Posteriormente, foi feita a tabulação e análise de dados quantitativos com auxílio do Excel® 2016, com uso de estatística descritiva e testes de comparação de médias. As questões qualitativas foram analisadas com auxílio da ferramenta Word Cloud Generator®. Sobre o perfil do público pesquisado, é possível dizer que os entrevistados estão na faixa etária entre 14 e 22 anos; em sua maioria apresentam renda familiar de até R$ 937,00 mensais. As médias foram avaliadas para doze itens, que caracterizam as expectativas em relação ao mercado de trabalho e satisfação a respeito da instituição. Os alunos têm satisfação contínua em relação aos serviços prestados pelos professores e instituição, apresentando expectativa negativa em relação ao mercado de trabalho. Além disso, foi evidenciado que não existe diferença de opinião entre os alunos de primeiro e terceiro ano. Fica evidenciado que as ações de integração e engajamento culminam em alta satisfação desde o início do curso técnico, perdurando até o último ano. Em relação a regularidade da baixa expectativa,recomenda-se que a instituição desenvolva ações como feiras de profissões, formações continuadas e articule acordos institucionais com profissionais locais, aproximando instituição e comunidade. 

 

 

 


Palavras-chave


Mercado de Trabalho. Satisfação. Institutos Federais.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.

BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e

Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 1, 30/12/2008. Disponível em: Acesso em: 27 de Fev. de 2018.

BUCHMANN, Daniel. O marketing da qualidade total. Administradores.com, 2005.

CARNEIRO, Neri P. O trabalho. 2009. Disponível em: Acesso em: 04 de Fev. 2018.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto Da. Metodologia Científica. 6 . Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CROCCO, Luciano et al. Os 4Ps. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

GOMES, João Luiz Correa. Qualidade em serviços. Como estimular a percepção positiva dos clientes? Administradores.com, 2014.

GUIMARÃES, Alexandre Queiroz; ALMEIDA, Mariana Eugenio. Os jovens e o mercado de trabalho: evolução e desafios da política de emprego no brasil. Disponível em:< http://seer.fclar.unesp.br/temasadm/article/view/6845 > Acesso em: 24 de Fev. de 2018

GUIMARÃES, Maria Angélica Miranda; SALLES, Mara Telles. O acompanhamento de egressos como ferramenta de inserção no mercado de trabalho. Congresso nacional de excelência em gestão. Disponível em: Acesso em: 21 de Fev. de 2018.

IFRN. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Plano de desenvolvimento institucional. Disponível em: . Acesso em: 23 de Fev. de 2018.

IPEA. Instituto de pesquisa econômica aplicada. Mercado de trabalho e conjuntura e análise: ano 23, n. 63. Brasília: IPEA, 2017. Disponível em: Acesso em: 19 de Dez. de 2017.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LOVELOCK, Christopher et al. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. 7. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

IPEA. Mercado de trabalho: conjuntura e análise / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Ministério do Trabalho, v.1, n.0. Brasília: Ipea: Ministério do Trabalho, 1996. Acesso em: 24 de Fev. de 2018.

OBSERVATÓRIO NACIONAL DO MERCADO DE TRABALHO, 2018. Ministério do Trabalho divulga dados do CAGED de novembro 2017. Disponível em:

. Acesso em: 24 de Fev. de 2018.

OLIVEIRA, S. R. G. F.; MOREIRA, R. C.; SILVA, F. F. M. Perfil e expectativas dos alunos concluintes dos cursos técnicos integrados do IFRN, campus Apodi. Disponível em: Acesso em: 24 de Fev. de 2018.

PACHECO, Iram José Duarte; MESQUITA, José Marcos Carvalho de; DIAS, Alexandre

Teixeira. Qualidade Percebida e Satisfação dos Alunos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Revista Gestão & Tecnologia, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 5-28, out.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da Pesquisa: abordagem teórico-prática. 17. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

IFRN. Portal do IFRN. Disponivel em:< http://portal.ifrn.edu.br/campus/lajes/instituto-alcanca-o-pico-do-cabugi> Acesso em: 9 de Abr. de 2018.

SANTOS, Antonio Raimundo Dos. Desemprego faz crescer busca por pós-graduações, cursos técnicos e MBAs, 2016. Disponível em: Acesso em 23 de Fev. de 2018.

SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira. Cálculo amostral: calculadora on-line. Disponível em: . Acesso em: 02 de Mar. de 2018.

SCAGLIONE, Vera; PIZA, Vera. Estratégias de marketing aplicadas a instituições de educação superior privadas. Rev. GUAL. Florianópolis, v.4, n. 2, p.167-181, 2011.

SILVA, Afrânio, et al. Sociologia em movimento. 1. Ed. São Paulo: Moderna, 2013.

SOUZA, Flávia Silva; PONTES, Luciano Martins; OLIVEIRA Flávia Nascimento de Souza.

O marketing e a relação de satisfação dos clientes. Revista Científica do Centro de Ensino Superior Almeida Rodrigues, v. 1, n. 1, 2013.

SUGAI, André. Word Cloud Generator. Disponível em: Acesso em: 12 de Abr. de 2018.

WALPOLE, R.; Myers, R.; Myers, S.; Ye, K. (2009). Probabilidade e estatística para engenharia e ciências. 8. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 491 p.




DOI: https://doi.org/10.34115/basrv3n5-005

Apontamentos

  • Não há apontamentos.