Análise da implementação de um modelo de atividade autoinstrucional para cursos de engenharia / Analysis of the implementation of a self-instructional activity model for engineering courses

Cristiano Geraldo Teixeira Silva, Maria Sílvia Santos Fiúza, Maria Gisèlle Marques Bahia

Resumo


 

O presente trabalho descreve, sucintamente, uma proposta de atividade auto instrucional baseada na tríade sustentabilidade – criatividade - interdisciplinaridade, denominada Desafio Acadêmico, que foi adotada nos cursos de graduação da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (FEA) da Universidade FUMEC no ano de 2016. Além da descrição dessa estratégia pedagógica, este trabalho apresenta também, a análise de resultados obtidos nas avaliações sistemáticas de suas edições.  Embora esteja ainda em sua quinta edição, os resultados apresentados neste artigo permitem considerar o Desafio Acadêmico uma estratégia de aprendizagem exitosa, tendo em vista a crescente participação docente e discente nas referidas avaliações, na manifestação de críticas construtivas e de sugestões para seu constante aprimoramento. O Desafio Acadêmico vem se traduzindo, portanto, em significativa fonte de aprendizagem para alunos e professores do nível de graduação em Engenharia.


Palavras-chave


Estratégia de Aprendizagem. Atividade Autoinstrucional. Graduação em Engenharia.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Política dos 5 Rs.Disponível em:http://www.mma.gov.br/informma/item/9410-a-pol%C3%ADtica-dos-5-r-s. Acesso em: 10 abr. 2018

BOFF,L.Sustentabilidade.Disponívelem:https://leonardoboff.wordpress.com/2012/01/15/sustentabilidade-tentativa-de-definicao/.

Acesso em: 19 jan.2018

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. 220 p.

LAMIM-GUEDES, V. Dimensões da sustentabilidade. Disponível em: https://naraiz.wordpress.com/2013/03/05/dimenses-da-sustentabilidade/. Acesso em: 19 jan.2018.

MANOZZO, V.Interdisciplinaridade: um desafio para a educação. Disponível em:http://miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Encontro_Gaucho_Ed_Matem/cientificos/CC47.pdf. Acesso em:16 ago. 2016.

ONUBR, Nações Unidas do Brasil. A ONU e o Meio Ambiente, 2018.Disponível em:https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/. Acesso: 12 abr. 2018.

SACHS, I. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro:Garamond, 2002.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, 275p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.