Reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos oriundo da merenda escolar por meio da compostagem / Reutilization of organic solid waste from school meals through composting

Ana Paula Ferreira Barbosa, Rakelyne Costa de Souza, João Felipe Maia Dias, José Felipe Tavares de Almeida, Fernando José Borges, Idelfonso Colares de Freitas

Resumo


Este trabalho corresponde a um Projeto de Extensão desenvolvido pelo IFTO-Campus Araguatins, realizado na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Denise Gomide Amuí, localizada no município de Araguatins-To. O objetivo foipromover a conscientização da comunidade educacional sobre questões ambientais, com foco na problemática de resíduos sólidos orgânicos e apresentar a compostagem como um excelente recurso para a diminuição destes resíduos. O projeto constituiu inicialmente com a implantação da compostagem, que foi realizada com os resíduos sólidos orgânicos, provenientes da merenda escolar, coletados num período de 23 dias, descartando os sábados e domingos. Ao invés de descartados, os resíduos foram transformados em um composto, rico em matéria orgânica, que foi destinado a horta implantada nas dependências da escola. No decorrer do projeto, a compostagem mostrou-se como uma importante ferramenta para o desenvolvimento da Educação Ambiental, de conscientização, realizada de uma maneira bem simples, além de fácil entendimento para todos os atores do projeto.

 

 


Palavras-chave


Educação Ambiental, Agroecologia, Ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº 12.305 de 2 de agosto de 2010.Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União 02ago2010; 189º da Independência e 122º da República.

COMCAP. Caracterização física dos resíduos sólidos urbanos de Florianópolis. Coordenação geral de Flávia Vieira Guimarães Orofino. Florianópolis, 2002. CD-ROM.

C. A. R. Santos. et al. O processo da compostagem e seu potencial na reciclagem de resíduos orgânicos. Revista Geama. V.2, n. 1, p. 116-130. 2015.

HIRT, K. N. C. Reaproveitamento de resíduo orgânico doméstico por alunos do 5º ano do ensino fundamental. Medianeira, 34 p., 2012. Monografia (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

MARTINS et. al. Reaproveitamento de matéria orgânica oriunda da merenda escolar por meio da compostagem. In: XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba,2017

NETO et. al.Caracterização de resíduos sólidos orgânicos produzidos no restaurante universitário de uma instituição pública (estudo de caso). In: XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção- A energia que move a produção: um diálogo sobre integração, projeto e sustentabilidade. Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 09 a 11 de outubro de 2007.

NUNES, S. H. M. N.; MANFRED, F. Educação ambiental por meio da compostagem de resíduos sólidos orgânicos em escolas públicas de Araguari-MG. CAMINHOS DE GEOGRAFIA - Revista online. Uberlândia v. 8, n.24 p. 163 - 183 Página 163, ISSN 1678-6343. 2007.

TOCANTINS (Estado). Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado do Tocantins: panorama dos resíduos sólidos no estado. Palmas: SEMARH. 2016. 759 p


Apontamentos

  • Não há apontamentos.