Análise de ferramenta criada para auxiliar aprendizagem dos alunos de nutrição da concepção ao 2° ano de vida / Analysis of a tool created to assist the students' learning of conception nutrition at the 2nd year of life

Nathália Patrício Rebouças, Cibelly Ariadne Simplicio de Jesus, Otávia Rodrigues Torres Neta, Sthefani da Costa Penha, Natália Sales de Carvalho, Maria Soraia Pinto, Ana Vaneska Passos Meireles, Patrícia Teixeira Limaverde Limaverde

Resumo


Objetivo: O presente estudo objetiva avaliar a eficácia de um instrumento educacional criado para reduzir as dificuldades dos alunos no Módulo de Nutrição da concepção ao segundo ano de vida da Universidade de Fortaleza. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, observacional de natureza quantitativa, realizado na Universidade de Fortaleza, no período de julho a dezembro de 2017. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário de 6 questões para  avaliação da ferramenta, constando-se cinco perguntas de teor objetivo e uma de teor descritivo, visando avaliar a eficácia da ferramenta de passo a passo criada. A aplicação do questionário foi realizada em ambiente virtual, no programa Google Forms. Resultados: A população do estudo foi de 34 alunos matriculados no Módulo. Observou-se que 94,1% (n=32) dos alunos tiveram acesso a ferramenta; 100% (n=34) dos alunos consideraram uma ferramenta útil para aprender o conteúdo abordado; 97,1% (n=33) dos alunos consideraram que a ferramenta colaborou para a melhoria do seu aprendizado; 97,1% (n=33) considerou que a ferramenta colaborou para auxiliar em dúvidas no momento do estudo; 100% dos alunos considerou uma metodologia eficaz a ser usada em um Módulo que contenha cálculos e avaliações. Já na analise subjetiva da ferramenta, os alunos consideraram que a ferramenta poderia ser utilizada em outras disciplinas para o auxílio das dúvidas. Conclusão: Conclui-se que a ferramenta de Passo a Passo criada foi útil para os estudos e o aprendizado desses estudantes e, que foi interessante tanto para o Módulo como também para outras disciplinas, além de ser um instrumento com o objetivo de auxiliar os alunos fora da sala de aula e ser capaz de detectar suas dificuldades.


Palavras-chave


Eficácia. Materiais de Ensino. Materiais Didáticos. Dificuldade. Mentores.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROSO, Felipe; ANTUNES, Mariana. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS DIGITAIS FACILITADORAS DA PRÁTICA DOCENTE. Pesquisa e Debate em Educação, São Paulo, v. 1, n. 1, p.124-131, maio 2015.

CANDAU, V. M. F. A didática em questão e a formação de educadores-exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, V. M. F. (org), A didática em questão, Petrópolis: Vozes, p. 12-22,1986.

HAAG, Guadalupe Scarparo. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, São Leopoldo, Rs, n. 215, p.215-219, 02 set. 2007. 61. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2017.

LINS, L. F.; FERREIRA, L. M. C.; FERRAZ, L. V. e CARVALHO, S. S. G.. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. 2009. <>. Acesso em agosto de 2017.

MUNGUBA, Marilene C. S. Educação na saúde: sobreposição de saberes ou interface?. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Fortaleza, v. 23, n. 4, p. 295-296, out./dez. 2010

NATÁRIO, Elisete Gomes; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Programa de monitores para o ensino superior. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 3, n. 27, p.355-364, set. 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.