Utilização de plataforma de prototipagem opensource como ferramenta de uso didático para controle de temperatura em processos industriais / Use of open source prototyping platform as a tool for educational use for temperature control in industrial processes

José Ramon Nunes Ferreira, Raphaell Maciel de Sousa, Alberto Grangeiro de Albuquerque Neto

Resumo


Este estudo propõe o desenvolvimento de uma tecnologia de hardware e softwareaplicada ao controle de temperatura de um líquido.Deste modo, técnicas de controle aplicadas em ambiente industrial podem ser simuladas a partir de uma plataforma didática OpenSource. O hardware e software desenvolvidos neste trabalho foi testado em um módulo didático de Controle de Temperatura existente no laboratório do curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras – PB. O referido módulo possuía um sistema de controle proprietário, com uma tecnologia bastante inflexível do ponto de vista de novas implementações não propostas pelo fabricante. Na nova tecnologia desenvolvida, está integrada ao hardware a plataforma eletrônica de prototipagemOpenSource Arduino DUE, responsável pela aquisição, processamento do algoritmo que realiza o cálculo do controle da temperatura do líquido e envio dos dados processados à Interface Humano-Máquina. Ademais, foram projetados todos os circuitos eletrônicos de transdução, incluindo recepção dos sinais elétricos por meio dos sensores instalados em planta; e os circuitos eletrônicos de atuação, para envio da potência aos componentes elétricos da máquina.

 


Palavras-chave


Controle de Temperatura. Módulo didático.Plataforma de prototipagem. Processos Industriais

Texto completo:

PDF

Referências


ASTROM, K. J.; HAGGLUND, T. Advanced PID Control. [S.l.]: ISA - The Instrumentation, Systems and Automation Society, 2010.

FERNÁNDEZ, J. et al. Digital filter design with Arduino DUE and Matlab. InformationProcessingandControl (RPIC). Cordoba, Argentina: IEEE. 2015.

ITÁLIA, Didatica. Automazione e Controllo Di Processo. CRT - Unitàdi Studio Controllo e Regulazione Temperatura, 2015. Disponivel em: . Acesso em: 05 maio 2016.

LIMA, D. A. D.; RAIMUNDO, L. C.; MIALARET, L. F. S. Sistema de Controle de Produtos em Temperatura e Tempo Padrão. São José dos Campos, 2007. Disponivel em: . Acesso em: 05 Janeiro 2017.

VERLY, A. et al. Controle Aplicado em Tempo Real a uma Planta de Temperatura: Resultados Experimentais. São João de-Rey, 2011.

WHEAT, Dale. Arduino Internals. New York: 2011, v. Único, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.