Plano de amostragem: um estudo de caso utilizando dados do Enem / Sampling plan: a case study using Enem database

Fernando Antonio de Melo Pereira, Raquel Alves Basílio, Maria Jessiane Alexandre da Silva, Roberto Junior J. Oliveira

Resumo


 

Plano de amostragem: um estudo de caso utilizando o banco de dados ENEM.

Este estudo trata de procedimentos de amostragem estatística com foco na área de Educação. A base de dados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014 foi utilizada para descrever procedimentos computacionais e aspectos teóricos sobre a seleção de uma amostra, com base no desempenho dos alunos no ENEM. Como estudo de caso, as escolas privadas da cidade de Natal, no estado da RN, no Brasil, formam a população estudada. Uma amostra de escolas nesta região foi obtida através de métodos de estratificação e agrupamento. Para obter o tamanho da amostra por cluster, utilizou-se a amostragem proporcional. Os resultados apresentados abrangem as principais técnicas de amostragem e definem tamanhos de grupos de escolas que garantem inferir resultados para toda a população. O plano de amostragem obtido agrega conhecimento sobre amostragem para pesquisa em educação e fortalece a importância de garantir a representatividade de uma amostra em estudos inferenciais.

 


Palavras-chave


Amostragem, ENEM, Estatística em Educação

Texto completo:

PDF

Referências


Hair, J.; Babin, B.; Anderson, R.; Tatham, R. Análise multivariada de dados. 6. Ed. São Paulo: Bookman, 688 p. 2011.

Maroco, João. Análise estatística com o SPSS Statistics. 6. Ed. Pêro Pinheiro: Report Number, 990 p. 2014.

Pereira, F. A. M.; Ferraz, S. B.; Massaini, S. A. Dimensões de consciência dos consumidores no processo de reciclagem do lixo eletrônico (e-waste). Revista Gestão e Tecnologia. V. 14, n. 3, p. 177-202, set/dez. 2014.

SPSS. SPSS– Missing Value Analysis – MVA. Disponível em: http://ingles:58476/help/index.jsp?topic=/com.ibm.spss.statistics.help/idh_miss.htm, Acesso em 22 de Mar. 2017.

Ramalho, B. L.; Núñez, I. B. Aprendendo com o ENEM: reflexões para melhor se pensar o ensino e a aprendizagem das ciências naturais e da matemática. Brasília: Líber Livro, 2011.

Vieira, Sônia. Introdução à bioestatística. 5. Ed. São Paulo: Elsevier, 245 p. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.